Serviços

 
radtest_verificacao_programas_protecao_radiologica

Verificação de Programas de Proteção Radiológica

Inclui a verificação dos requisitos legais aplicáveis, incluindo a adequação do referido programa à(s) prática(s) a desenvolver.

 
radtest_estudos_protecao_radiologica

Estudo das condições de proteção e segurança radiológica de instalações e equipamentos que produzam ou utilizem radiações ionizantes.

Inclui a avaliação prévia de segurança da prática e pode incluir também o projeto de blindagem contra radiações, nomeadamente, o cálculo das barreiras de proteção, assim como a verificação da sua eficácia e a realização dos testes de aceitação das fontes de radiação.

Estes serviços decorrem previamente ao início da prática e têm como objetivo suportar o pedido de licenciamento ou de renovação de licença do titular.

 
radtest_verificacao_condicoes_protecaoradiologica

Verificação das condições de proteção e segurança radiológica e da conformidade dos critérios de aceitabilidade em instalações e equipamentos que produzam ou utilizem radiações ionizantes

Inclui as avaliações periódicas de segurança da prática (i.e., as avaliações de segurança após a entrada em operação da(s) fonte(s) de radiação), assim como a realização das medições de garantia de qualidade.

Estes serviços decorrem periodicamente ao longo do período de validade do registo ou da licença de funcionamento da prática para fins de demonstração do cumprimento dos requisitos legais aplicáveis.

Nota: Sem prejuízo da possibilidade de orçamentação de ambos os serviços, os estudos e as verificações não poderão ser realizados em conjunto para o mesmo cliente em virtude das incompatibilidades previstas no artigo 172.º do Decreto-Lei n.º 108/2018, de 3 de dezembro.

Projetos de blindagem contra radiações

Nas aplicações médicas de radiologia dentária intra-oral, o cálculo de barreiras de proteção é realizado de acordo com a recomendação da NCRP No. 145 “Radiation Protection in Dentistry”.

Nas aplicações médicas de radiologia geral e nas restantes aplicações médicas de radiologia especializada, o referido cálculo é realizado de acordo com a recomendação da NCRP No. 147 "Structural Shielding Design for Medical X-Ray Imaging Facilities".

Nas aplicações não-médicas de radiologia veterinária, o referido cálculo é igualmente realizado de acordo com a recomendação da NCRP No. 147.

Nas restantes aplicações não-médicas, o cálculo de barreiras de proteção é realizado de acordo com as normas e regulamentações da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA). O cálculo das barreiras de proteção poderá ser ainda realizado / validado com recurso a métodos computacionais de simulação por Monte Carlo.

radtest_projetos_blindagem_contra_radiacoes_1
 

Testes de aceitação das fontes de radiação e medições de garantia de qualidade

Nas aplicações médicas de radiologia geral e especializada, os testes de aceitação das fontes de radiação e as medições de garantia de qualidade têm por base os critérios mínimos de aceitabilidade especificados na recomendação da Comissão Europeia RADIATION PROTECTION N° 162 ”Criteria for Acceptability of Medical Radiological Equipment used in Diagnostic Radiology, Nuclear Medicine and Radiotherapy”.

Nas aplicações não-médicas de radiologia veterinária, os respetivos critérios mínimos de aceitabilidade são adaptados da referida recomendação europeia sempre que adequados à aplicação em causa. Nas restantes aplicações não-médicas, os testes de aceitação e as medições de garantia de qualidade têm por base os critérios mínimos de aceitabilidade especificados em normas e regulamentações da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA), incluindo especificações de fabricante.

radtest_testes_aceitacao_ fontes_radiacao_1